terça-feira, 24 de março de 2015

Resenha: A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão



Título: A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão
Autor(a): Aimee Bender
Editora: Leya
Gênero: Literatura americana, Romance
ISBN: 978-858-044-786-6
Minha Avaliação: ★★


Bom, eu não resisto à livros com títulos extremamente diferentes. Esses títulos me conquistam e me chamam. Não resisti e tive que ler. Esse é um livro de qualidade de conteúdo razoável sem nada de especial além do titulo peculiar, tem estória leve, sem muitos conflitos e descomplicado. Quando você termina uma leitura complicada, vale a pena pegar este e ler.
Narra a história de Rose, desde que ela tinha 9 anos e descobre que possui um dom peculiar: ela sente o gosto dos sentimentos contidos nos alimentos de quem os preparou. Eu particularmente fiquei com pena da personagem pela confusão na cabeça de uma criança de 9 anos que esse dom pode causar.

"Foi como se um sensor, instalado bem no fundo, dentro de mim, erguesse sua antena para vasculhar ao redor, chamando a atenção da minha boca para alguma coisa nova. Porque a qualidade dos ingredientes – o bom chocolate e os limões frescos – parecia cobrir algo maior e mais sombrio, e o sabor do que estava escondido estava começando a sobressair naquele pedaço."

Ela descobre o dom em seu aniversário ao provar um bolo de limão feito por sua mãe, e por mais combinados e de boa qualidade que os ingredientes se encontram, ela sente o gosto da incompletude da mãe. E é assim com cada comida que prova, uma confusão de sentimentos misturados com o sabor. Com o tempo, Rose consegue distinguir até de que região provem determinado alimento. E não gosta da situação. Tanto que começa a se alimentar de produtos industrializados.

"Não era um gosto ruim, mas havia uma espécie de ausência da perfeição dos sabores, o que fazia com que o bolo parecesse oco, como se o limão e o chocolate estivessem apenas envolvendo o vazio."


Com o tempo ela se acostuma, e começa a cozinhar também. Mas, conforme se adapta ao seu dom, vai descobrindo talentos em sua família. Descobre seu avô podia sentir o cheiro das pessoas, a essência dos sentimentos. Além, de descobrir um curioso dom em seu irmão Joseph.
Em certos momentos você pode perceber uma certa amargura em Rose, compreensível na verdade, pois quem é que quer conviver com sentimentos alheios gritando em seu paladar. O final deixa um pouco a desejar e a autora não fecha a trama.

"Era tão diferente assim, o modo como eu ainda gostava de comer comida industrializada e de máquinas automáticas? Como certa vez, no primário, eu fora pega realmente ajoelhada diante de uma máquina dessas, de joelhos mesmo, em posição de oração, com a cabeça baixa, sussurrando um obrigada para a gradinha metálica que recebia os saquinhos depois que caíam pela calha? O segurança, andando pela escola, riu de mim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário