terça-feira, 31 de março de 2015

Resenha: Tony & Susan



Título: Tony & Susan
Autor(a): Austin Wright
Editora: Intrínseca
Gênero: Ficção americana
ISBN: 978-85-8057-066-3
Minha Avaliação: ★★★


Tony & Susan foi escrito de uma maneira inteligente, só que a leitura não fluiu da forma que eu esperava. Podia sim ter sido melhor. Conta a história de Susan em seu segundo casamento e em sua zona de conforto. Recebe de seu ex-marido Edward um manuscrito de seu primeiro romance, "Animais noturnos", que na minha opinião chama mais a atenção do que a história monótona de Susan.
O sonho de Edward era ser escritor e largou a faculdade exclusivamente para se dedicar a isto, porém aparentemente não possuía talento para tal, e isso custou seu casamento com Susan. Já que a mesma se cansou de seus escritos fracos e das criticas disfarçadas que ela se via obrigada a fazer para não ferir o fraco ego de Edward. Queria dizer a ele para que desistisse.

"Então tentou trazê-lo de volta à memoria. Lembrava-se de que ele queria escrever contos, poemas, crônicas, qualquer coisa que envolvesse palavras. [...] Foi a principal razão dos problemas entre os dois. Mas achava que Edward havia desistido de escrever quando entrou para o ramo dos seguros. Evidentemente não foi o que aconteceu."

25 anos após o divórcio, Susan é surpreendida com com o manuscrito do primeiro romance de Edward, e este pede que ela o leia porque sempre foi sua melhor crítica e após a leitura gostaria de se encontrar com ela. Ela reluta a começar a leitura, mas se rende quando começa.
Animais Noturnos, conta a história de Tony que perdeu sua esposa e filha violentamente numa armadilha na estrada em uma viajem ao Maine. Tony tenta voltar a sua vida normal, porém vive em contradição entre a covardia que o faz se esconder e seguir em frente e o desejo de vingança contra os homens que atacaram sua família. Ele se deixa levar pelos acontecimentos, e com a ajuda do delegado local da cidadezinha onde tudo aconteceu, consegue de forma conturbada matar os envolvidos. O último, Ray, mais escorregadio e o instigador do crime, Tony é que paga o preço da vingança. Toni o mata, porém fica cego e em um acidente se escondendo na mata atira em si mesmo. E a história coadjuvante que rouba a cena, acaba com Tony encontrando esposa e filha no Maine, terminando a viagem iniciada.
Susan se identifica com Tony, acha que ele foi baseado na personalidade dela, e gostaria de tirar essa dúvida com Edward. Porém, ele sai da cidade sem entrar em contato com ela, e ela acaba não tendo a oportunidade de fazer sua crítica. Que ela reconhece, honestamente e humildemente, que é positiva.

"Caro Edward, 

Terminei finalmente seu romance. Desculpe por ter demorado tanto tempo. Me mande um recado se quiser minha opinião.

Com amor, Susan."

Nenhum comentário:

Postar um comentário