terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Resenha: Memórias de uma Gueixa




Se eu posso resumir esse livro todo em uma palavra seria: Delicado. O autor narra os costumes de um povo com uma delicadeza incrível, mesmo esse costume sendo um tanto quanto cruel.
Enganam-se os muitos que pensam que ser uma Gueixa, é ser vulgar ou que se prostitui. Ser gueixa é a arte de seduzir, com um toque de ilusionismo.
Para entender a obra, assim como muitos clássicos, devemos entender alguns pontos. Primeiramente, o local onde foi escrito, para avaliarmos seus costumes; a época e enfim, compreender seu contexto. Memórias de uma Gueixa, acontece em Quito no Japão. A história se inicia alguns anos antes da Segunda Guerra Mundial.
Chiyo, ainda uma garotinha, é vendida pelo pai, um pescador humilde, à um okyia (como eram chamadas as casas de Gueixa). A principio, a criança era destinada a serviços domésticos como mandava a tradição. Se, se portasse bem, ganharia o direito de frequentar uma escola onde aprenderia dança e tocar instrumentos, entre outras manifestações artísticas. A menina crescia aprendendo a arte de entreter.
Se a jovem se destacasse, mostrasse aptidão, era apadrinhada por uma gueixa experiente. Tornar-se-iam irmãs. Toda a magia da sedução era então passada para à aprendiz. Quando estivesse pronta, “de parar um homem na rua somente com um olhar”, esta seria apresentada nas casas de chás, com uma nova identidade. Chyio deixa a ingênua criança para trás, e quem rouba a atenção é Sayuri.
Sayuri esconde a inocência de Chyio atrás de uma máscara de maquiagem e de quimonos caros e encantadores. 
Sayuri é destaque pela beleza e destreza na arte de entreter. Causa inveja nas companheiras, e é alvo de perseguição por elas. Mas, nada ofusca-lhe o brilho, logo é uma das gueixas mais cobiçadas da época. E como de costume, logo teria sua virgindade leiloada, e o dinheiro seria para pagar a dívida com o okyia, em sua compra quando era uma criança ainda. 
Sayuri se apaixona por um dos homens mais importantes do Japão na época, e a Segunda Guerra chega trazendo fugas e devastação. Mesmo após anos, Sayuri se consegue manter em sua tradição como Gueixa. Consegue seu danna (patrono), o amado Presidente. Mas, como é dito: nunca poderá ser uma esposa de verdade, para ela o que cabe é ser esposa na noite. 

Dito isso... Delicadeza descreve, mesmo ao que nos parece brutal e inaceitável. 



Minha Avaliação: 




Ficha Técnica:
Título: Memórias de uma gueixa
Autor(a): Arthur Golden
Editora: Imago
Páginas: 460
Gênero: Romance
ISBN: 85-312-0605-7

9 comentários:

  1. Já quero ler!!! Me deixou curiosa, apesar do costume para nós, como você disse, ser inaceitável, é interessante entender outras culturas. O título já me instigou, já está anotado na lista de leituras 💙

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ❤ Esse eu recomendo demais viu! Já li mais de uma vez, na verdade. E o filme também é outra indicação que faço... Eu adoro ler sobre outras culturas, eu sempre falo que outros costumes não é melhor nem pior, é diferente somente kkkkk

      Beijos, Jana!

      Blog Eu Li nas EntreLinhas


      Excluir
  2. Nossa, eu estava com muita vontade de ler e faz tempo, só que com tantos na lista de leitura eu já tinha me esquecido dele! Só agradeço imensamente por ter me lembrado <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Jane!
    Li esse livro no ano passado e fiquei surpresa de ver o quão pouco conhecemos sobre a cultura das gueixas e o quão distorcido é o que sabemos sobre o assunto. Também gostei da leitura.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... então, é verdade mesmo, muito poucos sabemos dessa cultura tão rico, mas os julgamentos são muitos... esquecem do diferente da cultura, e julgam pelos olhos já cheios de esteriótipos que temos hj, infelizmente. Mas, que bom que gostou, fico muito feliz.

      Excluir
  4. OLá Jana, eu li esse livro há um tempo e me apaixonei pela história, confesso que comecei pelo filme e não me arrependo. O livro é cheio de detalhes que te deixam de queixo caído e fascinado com a história. Adorei a sua resenha e o blog! Parabéns.
    Denise
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada! O filme é lindo também... o livro é bem detalhado, mas o filme não deixou a desejar!

      Excluir
  5. Oie eu não conheço esse livro mas já ouvi falar do filme :) pretendo ler o mais rápido possível segui seu blog
    bjs...
    http://jesscastrojc.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir